segunda-feira, junho 11, 2007

... então uma era se acabou em 1994...

Esta era chegou ao final em 1994... Mudanças no regulamento causavam instabilidades nos carros. A então confiável e imbatível Williams sofria de equilíbrio sem a suspensão ativa e o controle de tração. As equipes menores tinham carros instáveis e os problemas começaram a surgir.

Cronologia:

1º) Treinos de pré-temporada: o finlandês Jyrik Järviletho, da Bennetton, sofre sério acidente e fica com sequelas na coluna. Correria meia dúzia de provas alternadas e seria substituído pelo estreante Jos Verstappen. Informações não-confirmadas apontam para quebra na barra de direção da Benetton.

2º) GP do Brasil: acidente envolvendo 4 pilotos: Irvine, Verstappen, Comas e Brundle. Neste caso, a culpa foi do piloto norte-irlandês, suspenso por 2 corridas.

3º) O fatídico domingo de Ímola:

a) Na sexta-feira, Rubens Barrichello sofre sério acidente e escapa da morte.

b) No sábado, a asa dianteira do Simtek do austríaco Roland Ratzenberger se solta e ele bate a 300km/h, quebrando o pescoço e morrendo instantaneamente (a despeito do absurdo da FIA afirmar que ele morreu no hospital, sendo o 1º ser humano da história da humanidade a morrer de quebra do pescoço 40 minutos depois do incidente).

c) Na largada, Letho deixa o motor morrer e Lamy bate violentamente. Destroços do carro acertam 4 espectadores, que são igualmente conduzidos ao hospital Maggiore em Bolonha. Letho sente de novo a lesão antiga e nunca mais consegue correr um F-1 competitivamente.

d) Ayrton Senna da Silva morre após quebra da barra de direção de sua Williams na curva Tamburello, liderando o GP em sua 8º volta.

e) Durante a corrida, o piloto italiano Michele Alboreto perde uma roda da Minardi na saída dos boxes, acertando um mecânico e fechando o pior final de semana de todos os tempos.


4º) Em Monaco, o austríaco Karl Wendlinger perde o controle da Sauber na saída do Túnel e bate violentamente, ficando duas semanas em coma.

5º) Em Barcelona, o italiano Andrea Montermini (que havia substituído o finado Razemberger) bate forte na entrada da reta, quebrando o pé.

6º)Em treino fechado em Silverstone o português Pedro Lamy perde o controle do carro e sofre sério acidente. Quebra as duas pernas.

7º) Em Hockenheim, primeiro Mika Hakkinen faz uma barbeiragem e tira 11 carros da prova. Depois, Jos Verstappen vê seu Bennetton pegar fogo em uma famosa cena de pânico nos boxes.

8º) Em Suzuka, em um dilúvio, a Mclaren de Brundle bate violentamente, ferindo um fiscal de pista com gravidade. Segue o circo.

9º) Fechando um ano 'fantástico', de erros da FIA em punições absurdas de Schumacher, de falcatruas da Bennetton (controle de tração disfarçado, sem filtro na bomba de combustível para acelerar reabastecimentos), o GP da Austrália que Schumacher bateu sozinho e na volta à pista tirou Damon Hill da prova, conquistando vergonhosamente o título mundial.

Essa foi a temporada de 1994. Talvez por causa dela e de suas consequências, Robert Kubica possa estar livre para continuar respirando após o acidente em Montreal.

Mas o preço a pagar foi alto demais. Especialmente para Senna e Ratzenberger.

Um comentário:

Alex Rosa disse...

Eu lembro bem daquele dia. Na época morava em Bagé, mas estava em Porto Alegre. Na hora parecia que era um acidente normal, que ele sairia andando. Foi muito azar aquele barra de ferro ter entrado no capacete dele; o acidente do Kubica foi bem mais feio e nada ocorreu.