terça-feira, outubro 19, 2010

O dia que interditei o Olímpico sem intenção alguma

Depois de muitos anos sem escrever aqui, detalhes de uma história antiga... Quem me conhece bem sabe que jamais fiz qualquer ato de violência dentro ou fora dos estádios.

A única vez que me envolvi em uma briga foi em legítima defesa na final do estadual de Futsal em 1995 na cidade de Carlos Barbosa, contra a covardia de uma torcida que era 5x1 de nós. Por 7 anos em uma torcida organizada sequer fui 'emparedado' pela polícia, e olha que viajei para mais de 30 partidas fora do RS.

Porém irei contar a história do dia em que eu (e mais alguns amigos) interditamos o estádio Olímpico.

Incidentes já tinham ocorrido no Grêmio x Flu no meio daquela semana, acho inclusive que o Renato era o treinador do Fluminense.



Dia 23 de outubro de 2004, Campeonato Brasileiro 2º turno -> Grêmio x Internacional (curiosamente 6 anos e 1 dia antes do Gre-Nal deste domingo).


Era uma vez uma faixa chamada "Força Inter". O ano? 2004
Estávamos na superior do Olímpico no Gre-Nal do 3x1 em 2004, do 2º turno do Brasileirão. A faixa no anexo, nossa xodó da época, foi colocada em cima das propagandas do 2º andar.

Uns 10 minutos antes do jogo, um segurança pediu para que tirássemos a faixa, dissemos que não.
Logo depois, ele voltou com um Brigadiano. Este mandou tirar, e aí eu argumentei: “E aquelas faixas em cima da Alma Castelhana?”

Um amigo meu disse: “Nós tiramos, mas eles precisam tirar também. Direitos iguais”
O segurança disse: “OK, tirem as faixas em cima da Alma”. Isto foi o prenúncio do caos.
Ao tentar tirar as faixas, outro segurança foi agredido pela Alma Castelhana.
Um BM foi ajudar e, ao recuar, quebrou o tornozelo pisando em falso.
O BOE foi para lá e virou um caos.

Pancadaria generalizada, Carrinho de Pipoca voando no fosso, banheiros destruídos, arquibancada virando armas. Os primeiros 10 minutos do jogo ficaram marcados pela confusão e briga generalizada.

E nós, de certa maneira até apreensivos, só olhávamos. Foi absolutamente sem intenção.
Depois disto, o Grêmio foi a julgamento pelos incidentes do jogo contra o Flu e contra o Inter. Foi punido com inúmeros mandos de campo e teve de jogar no Bento Freitas.
Deu confusão de novo (ou seja, não era exceção e sim regra naqueles tempos) na partida contra o Palmeiras e os últimos dois jogos foram disputados em Erechim.
E mais dois com portões fechados no Beira-Rio na Série B 2005.
Porém, pensando depois, que culpa eu tenho por ter marginais em parte da torcida do Grêmio?
Nenhuma, é claro.
Também poderíamos prever que uma simples exigência de igualdade de tratamento geraria o caos?
É evidente que não.
Mas...
Querendo ou não.
Com ou sem intenção.
O fato é interditamos o Olímpico.




2 comentários:

Alexandre Perin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Débora disse...

Independente de terem sido ou não causadores daquela baixaria, só tenho uma coisa a dizer... foi o melhor GreNAL que assisti no campo do adversário! ;)
A pá de cal e casa foi pro prejo a partir deste jogo! Hehehehe.